FUNDAÇÃO - Iate Clube de Morretes

Ir para o conteúdo
O Iate Clube de Morretes foi fundado em 29 de junho de 1960 por um  grupo de amigos com grande paixão pelos esportes náuticos e a pesca.
Nas atas seguintes você poderá conhecer o resumo da ata da primeira  reunião e a ata da fundação do clube e eleição da primeira Diretoria.

Ata da Primeira Reunião de Amigos
Aos vinte e dois dias do mês de junho de mil novecentos e sessenta,  reuniram-se na sala da rua General Carneiro nº 137, os amigos que  assinam esta ata, todos entusiastas da pesca e do esporte náutico, para  tornar realidade uma idéia surgida há tempos, da fundação em Morretes de  um Iate Clube, a exemplo dos congeneres já existentes em Guaratuba,  Paranaguá e Antonina. Embora não seja Morretes banhada pelo mar, não  contando pois com as facilidades e privilégios das cidades vizinhas, nem  por isso dem sido menos apreciado entre nós o esporte náutico.  Utilizando-se do curso das águas do nosso Nhundiaquara, a partir do  tradicional porto fluvial de Barreiros, atingindo-se em seguida as baías  de Antonina e Paranaguá e as diversas ilhas alí existentes. Em  Barreiros já existem diversos ranchos de particulares, idealizando-se  reuní-los em uma ampla e moderna garagem para abrigo dos barcos. O  incremento do turismo foi outro motivo que levou os amigos aqui reunidos  a tomar esta iniciativa, tendo em vista o elevado número de pessoas de  outras localidades que procuram as águas piscosas de Morretes e para a  apreciação das belezas naturais deste município, tantas vezes  reproduzidas nas telas dos artistas pintores. Discutindo-se sobre os  recursos para levar a efeito este empreendimento, chegou-se à conclusão  de que é possível reuní-los, pois não faltará com certeza a colaboração  de todos os interessados, além de uma contribuição dos poderes públicos,  que se irá pleitear. Ficou então combinado entre os presentes, que em  data de dezoito de julho próximo haja uma Assembléia Geral com todos os  interessados para a fundação do Iate Clube, organizando-se nessa ocasião  a sua primeira diretoria e apresentando-se já uma planta da garagem  para abrigo dos barcos e outras obras complementares. Nada mais havendo a  tratar, foi encerrada a reunião. Eu, LAURO CONSENTINO, servindo de  secretário, escrevi e assino a presente ata juntamente com os demais  presentes.
– Lauro Consentino
– Alcídio Bortolin
– Genor Cesário da ilva
– Moacyr França
– Joaquim Luz de Souza
– Augusto Fernando de Araújo
– Ari Jachalski
– João Jazar
– Henrique Jachalski
– João Gaio Cordeiro
– Zadislau Duszczak

Ata de Fundação e Primeira Diretoria
Aos dezoito dias do mes de julho de mil novecentos e sessenta,  reuniram-se na sala da rua General Carneiro nº 137, os diversos amigos e  admiradores do esporte náutico que esta ata assinam, os quais são  considerados sócios fundadores para o fim especial da fundação de um  Iate Clube, dando assim prosseguimento à idéia surgida há tempos e que  constou da reunião preliminar do dia vinte e sete de junho p. passado.  Pelo elevado número de pessoas presentes atendendo ao convite para este  fim formulado, verificou-se com satisfação que a iniciativa teve  entusiástica acolhida por parte dos morretenses, o que mais animou os  líderes do movimento a levar avante a idéia. Inicialmente, o sr. Lauro  Consentino leu a ata da reunião do dia vinte e sete de junho p. passado  pela qual as pessoas que não fizeram parte daquela reunião, ficassem  sabendo dos fins desta Assembléia. Seguindo-se com a palavra o sr. João  Jazar que expôs outros detalhes exibindo um projeto da futura sede, que  compreende a garagem para abrigo dos barcos, a sala para reunião,  instalações sanitárias, etc., projeto esse de autoria do sr. Arnaldo  José Malucelli. Ficaram todos os presentes acórdes com a fundação do  iate, considerando ótimo o projeto da sede, dependendo a sua aprovação  da possibilidade de recursos a serem estudados nas próximas reuniões.  Para dar um andamento mais objetivo aos trabalhos, foi proposto a  organização de uma diretoria, para o que reuniu-se um grupo de pessoas  para estudo de uma chapa. Tendo ficado deliberado que fosse a diretoria  escolhida por aclamação, o secretário leu a chapa organizada, pedindo  aos presentes que se pronunciassem a respeito, podendo sugerir  modificações já que é indispensável a livre troca de idéias nesse  sentido. Unanimemente foi aprovada a chapa organizada, pelo que a  diretoria fundadora ficou assim constituida:
– Comodoro: DR. ALCÍDIO BORTOLIN
– Vice-Comodoro: DR. GENOR CESÁRIO DA SILVA
– 1º Secretário: LAURO CONSENTINO
– 2º Secretário: NARCISO MARQUES DA SILVA
– 1º Tesoureiro: JOÃO JAZAR
– 2º Tesoureiro: JOÃO HOSNY GONÇALVES
– Diretor de Sede: ZADISLAU DUSZCZAK
– Orador: DR. SIDNEY ANTUNES DE OLIVEIRA
ESTRADA DE BARREIROS, SNº - KM 6,5  BARREIROS
MORRETES - PARANÁ
TELEFONES (41) 98476-0378
secretaria@iateclubemorretes.com.br
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal